Vai tirar a CNH? Confira dicas para se dar bem

( 10/04/2019 )

Para tirar  a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é necessário passar pelas  avaliações do Detran, desde o teste psicotécnico até as provas teórica e prática. Por conta disso, é comum encontrar participantes apreensivos e inseguros com a realização dos testes. Com o objetivo de ajudar quem busca ficar habilitado, fizemos uma lista de dicas para tirar a CNH em 2019.

Independentemente da categoria escolhida ter sido a “A” (motocicletas de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral) ou a “B” (veículos motorizados com peso máximo que não exceda 3,5 toneladas e não ultrapasse oito lugares, além do condutor), para dirigir legalmente pelas vias do país, é necessário obter a pontuação suficiente no teste teórico e no prático.

Porém, algumas situações atrapalham a realização do teste de forma tranquila. O nervosismo pode dar um branco na hora de responder questões da avaliação teórica, por exemplo. Ou mesmo ser o motivo de erro na hora de uma manobra prática, como a baliza. Para evitar isso, dá uma olhada nas dicas que separamos:

Os documentos necessários devem estar em dia

Para iniciar nossa lista de dicas para tirar a CNH, salientamos a importância de ficar atento aos documentos solicitados. Para que você possa iniciar o processo, é preciso apresentá-los em ótimas condições e dentro da validade.

Devem ser apresentados os documentos originais e cópias simples de: RG, CPF, comprovante de endereço emitido até três meses antes da data em que foram solicitados, além do protocolo de agendamento do site do Detran original.

Procure chegar descansado para os testes

 

Para fazer as avaliações prática e teórica com toda a atenção, é preciso estar bem descansado. Por isso, é essencial ter uma boa noite de sono na data que precede a prova. Evite ficar acordado até tarde no dia anterior, seja para assistir filmes e séries em casa ou para sair em compromissos que durem por muito tempo. Se você estiver com sono na hora de realizar o teste, terá mais dificuldade para raciocinar. E esse fator pode comprometer o seu desempenho.

Fique atento(a) as aulas teóricas

Após o candidato ser aprovado nos exames médicos solicitados pelo Detran, ele deve matricular-se em um Centro de Formação de Condutores (CFC). Lá, será iniciado a primeira etapa de aprendizado para candidatos das categorias A e B.

É muito importante aproveitar as aulas para tirar todas as dúvidas que tiver e procurar não faltar em nenhuma delas. Além de ser necessário cumprir pelo menos 45 horas de curso, é preciso aprender o máximo possível. Lembre-se que o conteúdo ali apresentado será a base do seu conhecimento do trânsito.

Faça aulas práticas

Após a aprovação no exame teórico, o CFC imprimirá, via sistema, uma Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV). Assim, o candidato poderá iniciar seu curso de direção veicular.

A obrigatoriedade de aulas práticas, segundo a legislação brasileira, é de 25 aulas. Dessas, quatro devem ser feitas à noite. Porém, cada um possui um tempo diferente de aprendizagem. Se o candidato sentir dificuldades ou falta de confiança, é recomendado fazer mais aulas práticas para aumentar as habilidades e o controle no momento de conduzir. Se a auto escola possuir simulador, utilize-o também, pois ele será de grande ajuda nesse processo.

E após conquistar a tão sonhada habilitação, você precisará pensar em outro importante assunto: contratar um seguro auto para o seu veículo. 
Para cotar, basta preencher o formulário do nosso site. Se preferir, ligue para (11) 4583-1111 e fale diretamente com um de nossos corretores.                                                                                            

 


Fonte: Radar Nacional