Como perder o medo de dirigir?

( 03/06/2019 )

Atualmente, a ansiedade é apontada como o vilão da humanidade. Quantas pessoas ouvimos dizer diariamente “eu sou muito ansioso(a)”? A verdade é que a ansiedade não é sempre ruim, ela é considerada saudável se não atrapalhar as atividades cotidianas. Isso porque ela funciona como um estímulo, um alerta. Já a ansiedade patológica geram sofrimento e podem ser reconhecidas por sinais como, por exemplo, tremores, falta de ar, tensão muscular, insônia e irritação.

 

A ansiedade patológica se desenvolve de diversas formas, entre elas, fobias, transtornos de pânico e transtorno obssessivo-compulsivo, ou seja, em forma de medo. Esta característica normal e acentuada também está presente no medo. Em níveis normais garantem a sobrevivência do indivíduo diante de um ameaça real, já em níveis mais altos, leva ao afastamento de situações, como dirigir. 

 

Quais os motivos que levam uma pessoa a ter medo de dirigir?

O medo de dirigir, assim como todos os outros, é ocasionado por um estímulo exterior e está associado a sentimento de raiva ou vergonha, por exemplo. Traumas passados e o trânsito agitado das cidades grandes ou de estradas podem ser apontados como motivos para sentir medo de dirigir. Além disso, a insegurança gerada pela má formação de motoristas também podem ocasionar o medo.

 

Entre as preocupações de quem sente medo de dirigir estão errar na frente dos outros, atrapalhar o trânsito, machucar alguém ou ser criticado.

 

Como perder o medo de dirigir?O melhor tratamento é com ajuda de um profissional e muito treino. Abaixo apresentamos algumas dicas que irão te ajudar a perder o medo de dirigir com mais facilidade. Na maioria das vezes, isso tudo não passa de uma fobia ou trauma que você já tenha passado no trânsito.

 

Consulte um psicólogo

O tratamento com um profissional será fundamental para que você possa controlar o lado emocional, se reequilibrando, para que volte a treinar na direção. O mais indicado é que se busque a Terapia Comportamental Cognitiva.

 

Pratique

O importante neste passo é ir com calma, passo a passo, sem acelerar se você não se sentir confortável o suficiente, mas também colocando e enfrentando pequenas metas e evitando a frustração. Comece tirando e colocando o carro da garagem, quantas vezes forem necessárias até que os sintomas de nervosismo acabem. Dê continuidade com uma volta no quarteirão, depois dois quarteirões, aumentando o trajeto até que a volta se estenda ao bairro. Estipule uma meta de dez destinos a serem completados e vá tentando alcançá-los na ordem dos mais fáceis aos mais difíceis.

 

Mantenha a calma

Durante a prática procure ruas não tão movimentadas, porém, mentalize vias mais agitadas, faça exercícios trocando as marchas, realizando ultrapassagens, acelere e desacelere, e procure relaxar ao máximo. Outra dica é colocar músicas agradáveis e relaxantes.

Lembre-se sempre: o enfrentamento é a base para perder o medo de dirigir e não sofra por antecipação pensando no que pode acontecer.

 

Faça outro curso de direção

Se você não se sentir seguro sobre a sua habilidade de dirigir, faça mais um curso de direção para habilitados. Relembrar conteúdo, aprender novas regras nunca é demais. Pense nestas aulas extras como um investimento que irá te habilitar para seguir em frente e dirigir. Utilize as dicas de direção defensiva à seu favor e deixe de lado o medo de dirigir.

Fonte: icetran.com.br

entre em contato e tire suas dúvidas: 11 4583 1111

segunda a sexta das 8 às 18h, sábado das 9h às 12h

Contato

(11) 4583-1111

Funcionamento

SEG. a SEX. 08:00 às 18:00

Plantão aos sábados das 9 às 12h