Seguro auto frota: como funciona e quais as coberturas
A diferença é que o contrato do seguro para frota abrange mais de um automóvel, permitindo maior flexibilidade de coberturas, franquias e opções de parcelamento. Além disso, não é necessário especificar os condutores – uma grande vantagem para empresas que possuem diversos veículos utilizados constantemente e por pessoas diferentes.
A contratação do seguro frota costuma só ser possível a partir de 5 veículos ou mais. A quantidade mínima, porém, pode variar de acordo com cada seguradora, por isso, converse com o seu corretor para avaliar as opções.
Enquanto o tipo citado acima é feito em apenas um CNPJ ou CPF, independentemente do número de veículos segurados, tornando somente uma empresa ou pessoa responsável por arcar com o valor do prêmio, no chamado Grupos de Afinidade, o contrato é feito por uma empresa ou associação constituída por funcionários da mesma organização.
Nos Grupos de Afinidade, também eventualmente chamado de Worksite, a seguradora emite apólices individuais, que serão distribuídas para todos os integrantes do grupo. O pagamento pode ser feito de forma independente, geralmente pelos funcionários, com os benefícios.
Alguns grupos de afinidade aceitam dependentes dos associados dentro da cobrança das apólices, mas isso irá depender das regras de cada seguradora.
Apesar de existir uma única apólice, os sinistros são analisados individualmente e o valor da indenização é considerado de forma separada para cada carro.
É possível também contratar coberturas adicionais, adequando o seguro às necessidades da empresa. Alguns exemplos são:
• Cobertura de vidros (para-brisas, vidros laterais e traseiros);
• Cobertura adicional para danos em lanternas ou faróis;
• Assistência 24 horas básica ou completa;
• Carro reserva;
• Acessórios e equipamentos (kit-gás, carroceria, munck, entre outros);
• Acidentes pessoais como morte ou invalidez de ocupantes.