Roubo e furto de carro: Dicas para se proteger
Segundo o estudo, entre 2015 e 2019, mais de 1 milhão de veículos foram roubados no país. Porém, quando se fala em furtos, esse número é ainda maior, totalizando quase 1,2 milhão no mesmo período. Em 2019, houve uma ligeira queda no primeiro semestre, sendo que o total de furtos caiu mais de 20%. Contudo, esse valor se refere ao território nacional, o que não pode ser generalizado para todas as regiões.
São Paulo e região metropolitana também sofrem com esse problema, concentrando quase 50% dos furtos do estado. Na capital, a maioria dos crimes desse tipo ocorre pela manhã, uma vez que o motorista estaciona o carro e, na maioria das vezes, só volta ao final da tarde.
Com o seguro auto, você recebe a indenização por parte da seguradora se for vítima de roubo ou furto, evitando um enorme prejuízo. Além disso, pode contratar outros benefícios como a assistência 24 horas e ter apoio financeiro em casos que resultem perda total ou parcial.
Avalie também os horários. Se você, por acaso, tiver que deixar o carro o dia inteiro em algum local, verifique se os três turnos são seguros: manhã, tarde e noite. Lembre-se que algumas regiões se tornam mais perigosas à noite.
O rastreador é considerado o equipamento mais moderno. Além de informar a localização do veículo, conta com a vantagem de uma consulta sem a necessidade de acionar a central de atendimento. O bloqueador, por sua vez, interrompe a ignição e bloqueia a bomba de combustível, fazendo o carro parar alguns metros após o roubo. Já o localizador passa a localização do carro após o furto à polícia, por meio de sua central de monitoramento.
Com algumas medidas, é possível reduzir as chances de ter seu veículo roubado ou furtado. Além das dicas, jamais reaja a um assalto para não colocar sua vida em risco.