Como funciona o seguro de incapacidade temporária?
Embora seja recomendada principalmente para profissionais liberais e autônomos, como médicos, advogados e motoristas de aplicativos, a DIT pode ser contratada por qualquer pessoa, de diversas profissões.
O objetivo da DIT é reduzir os efeitos econômicos provocados por situações desagradáveis e inesperadas, que podem exigir o afastamento temporário das atividades remuneradas. Esse dinheiro, junto com o benefício fornecido pela Previdência, será a sua renda até que seja possível retornar ao trabalho.
Vale dizer que algumas profissões não são aceitas para a cobertura de DIT, como empresários e funcionários públicos, por isso, confirme essa informação com o seu consultor de seguros.
Mais importante que isso, na hora da contratação, esteja atento às informações da apólice, como os riscos excluídos da cobertura e a franquia. Essa última geralmente é de 10 dias, contados a partir da data do afastamento médico. No entanto, existe a opção de franquia reduzida.
Segundo a Susep (Superintendência dos Seguros Privados), incapacidade temporária caracteriza-se pela “impossibilidade contínua e ininterrupta do segurado exercer qualquer atividade relativa à sua profissão ou ocupação, durante o período em que se encontrar sob tratamento”.
Portanto, para a indenização serão considerados apenas os dias em que o segurado não puder trabalhar para obter sua renda, devido a tratamentos por doença ou acidente pessoal.
O número de diárias que será recebido varia conforme o período de afastamento determinado pelo laudo médico. Pode ser por alguns dias até um ano (365 dias), após o período da franquia. O valor deve constar na apólice, junto com a data de pagamento.
A Diária por Incapacidade Temporária é uma forma de proteger a renda e qualidade de vida, tanto a sua quanto a da família, garantindo o pagamento das diárias de trabalho caso você fique impossibilitado de trabalhar por motivos de saúde.