22.03.2024

Seguro contra incêndio para pequenas empresas

Quando falamos em prevenção de incêndio, é importante ter em mente as consequências que este tipo de incidente pode causar. Além das perdas materiais, outros transtornos ocorrem nesta situação: desde lesões corporais aos funcionários ou até mesmo danos estruturais a outros estabelecimentos.

Para as pequenas empresas, este problema pode ser ainda maior. É provável que o evento cause a interrupção dos negócios e, consequentemente, um prejuízo financeiro irreparável.

É nessa hora que ter um seguro faz toda diferença para amenizar os danos. A apólice contra incêndios cobre perdas materiais causadas pelo fogo ou explosões dentro e fora da empresa.

Como avaliar o risco de incêndio?
Algumas variáveis impactam ao avaliar as possibilidades do estabelecimento pegar fogo: É uma construção antiga? Sua organização trabalha com produtos inflamáveis? As instalações elétricas são revisadas periodicamente?

Pensando nisso, listamos alguns pontos básicos de atenção.

Sistemas de proteção
Toda empresa precisa ter artifícios para manter o local de trabalho seguro. Verifique se os extintores estão dentro do prazo de validade; se existem saídas de emergência e portas corta-fogo no estabelecimento; ou se os alarmes de incêndio estão funcionando.
Inspeção regular
Muitos casos de incêndio ocorrem devido a um curto-circuito nas instalações. A rede elétrica da sua empresa passa por vistorias periódicas? E os equipamentos? Aparelhos como ar-condicionado, geladeiras, ou vários eletrônicos ligados ao mesmo tempo podem sobrecarregar a fiação do estabelecimento.
Construção
Prédios mais antigos geralmente não estão de acordo com as novas normas de combate a incêndios recomendadas pelo Corpo de Bombeiros. A construção onde sua empresa fica possui isolamento vertical para evitar que o fogo suba para outros andares? Como está o estado de conservação da estrutura? Tudo isso é levado em consideração na hora de contratar o seguro.
Como funciona o seguro contra incêndios?
Para uma empresa proteger suas pessoas e seu patrimônio, o ideal é fazer um Seguro Patrimonial. O produto tem a finalidade de prevenir e reduzir as perdas materiais de uma organização.

Além da cobertura básica que inclui incêndio, explosão e queda de raio, algumas seguradoras oferecem coberturas complementares como: danos a equipamentos, perdas causadas por fumaça, vendavais, granizo, alagamento, inundação, desmoronamento, entre outras.

Em caso de um incêndio grave, a empresa aciona o seguro e recebe a indenização pelas perdas, conforme estabelecido no contrato.

Como fazer a contratação?
A contratação é feita da seguinte forma: o corretor de seguros, juntamente com o segurado, identificará os riscos e necessidades da empresa. Dessa forma, é possível definir os valores segurados e possíveis eventos que podem vir a acontecer: danos elétricos, roubo, desmoronamento, entre outros.

Cada empreendimento possui um determinado risco. No caso das pequenas empresas, todo processo de prevenção contra este tipo de acidente precisa estar em dia. Afinal, um simples foco de incêndio dentro da organização pode comprometer todo o fluxo de caixa.

Com um seguro bem dimensionado, você pode manter sua companhia em segurança sem precisar pagar uma fortuna com a proteção. Clique aqui e conte com nossa equipe em caso de dúvidas.