02.01.2023

8 dicas pra você cuidar do seu carro no verão

Chegamos no período do ano em que as temperaturas se elevam bastante no nosso país. Além disso, as fortes chuvas e as rajadas de poeira, características do verão brasileiro, podem prejudicar não só a nossa saúde como a preservação do seu veículo.
Os carros costumam dar mais problema no verão?
Caso não tenham uma boa manutenção, sim. Isso porque, assim como as pessoas, os automóveis também podem enfrentar certos desgastes devido ao calor excessivo.

Existem precauções que devem ser levadas em consideração pelos motoristas, especialmente nesta época do ano. Dessa forma, é possível prevenir avarias prematuras, problemas técnicos e pane em sistemas fundamentais do seu carro.

1. Evite estacionar no sol
Sabemos que nem sempre é fácil encontrar uma boa vaga para estacionar. Mas vale a pena gastar alguns minutos a mais procurando ou optar por um local coberto. Afinal, assim como nossa pele precisa de uma proteção para os raios solares, a carroceria pode sofrer desgastes devido ao excesso de tempo exposta ao sol.

Outras partes do veículo acabam prejudicadas, sobretudo as peças emborrachadas (correias do motor, limpador de para-brisa, painel e volante, por exemplo). Essas peças podem ressecar e apresentar rachaduras ao longo do tempo. Sendo assim, é importante procurar por produtos específicos para manter a integridade desses componentes.

2. Sistema de ar-condicionado e filtros do motor
Além de ser inimiga da nossa saúde, a poeira também pode prejudicar seu automóvel. A sujeira acumulada no motor do veículo causa uma série de problemas, incluindo a queda na qualidade do ar dentro do carro.

Por isso, reserve um tempo para se certificar de que os filtros de ar do motor estejam limpos. Faça uma inspeção visual e se algum componente estiver excessivamente sujo, substitua por um novo.

Um filtro sujo reduz a quantidade de ar fresco que o motor recebe. Além disso, quando essa peça está entupida, afeta o desempenho do ar-condicionado e causa odores de mofo no interior do veículo.

3. Verifique e monitore a pressão dos pneus
Os pneus podem enfrentar condições difíceis na estrada (asfalto muito quente, buracos, peso dentro do veículo), por isso, eles merecem um bom check-up.

A baixa pressão de ar tende a desgastar os pneus muito mais rapidamente. Certifique-se de que eles estejam cheios antes de pegar a estrada, principalmente se você for fazer trajetos longos.

4. Atenção para os freios
Não existe nada mais importante do que bons freios, não é mesmo? O trânsito, as viagens rodoviárias e as condições adversas do clima prejudicam o sistema de frenagem com o passar do tempo.

Caso seu carro esteja fazendo barulho, ruídos estranhos ou exigindo pressão extra no pedal de freio, pode ser hora realizar alguns ajustes.

5. Óleo e filtro de óleo
Isso é particularmente importante se sua última troca de óleo foi realizada há algum tempo. Este produto serve para manter as peças do motor lubrificadas enquanto o filtro trabalha para capturar detritos prejudiciais (fragmentos de metal que entram no sistema).

Um bom filtro permite com que o óleo esteja mais limpo (consequentemente, um motor mais potente). Não esqueça de fazer uma manutenção preventiva anualmente, ou a cada 10 mil quilômetros rodados.

6. Cuidado com a bateria
As baterias tendem a perder mais carga durante o verão. O clima quente pode fazer com que o fluido interno dela evapore. Então, para manter sua bateria funcionando sem problemas, certifique-se de mantê-la limpa.

Remova qualquer poeira acumulada ao redor da base e dos terminais. Verifique também se há fios rachados ou soltos.

7. Arrefecimento é fundamental para o seu carro no verão
Além de verificar com frequência o nível do líquido de arrefecimento, inspecione também o estado das mangueiras e do reservatório. Fique de olho em vazamentos, especialmente nas juntas e pontos de conexão. Aperte as mangueiras (quando o motor estiver frio) para ter certeza de que estão firmes.

Caso o nível esteja abaixo do mínimo, utilize líquido de arrefecimento original para completá-lo. Se estiver sendo necessário completar com frequência, procure um especialista para uma inspeção do sistema.

8. Tenha um seguro
Ter a garantia de que você estará prevenido durante seus deslocamentos de carro também é fundamental. O seguro representa a segurança não só em casos de incidentes, mas também o suporte para terceiros.
Consulte nossa equipe e contrate seu seguro com a gente em 2023. Clique aqui.
Fonte: UNIDAS