IPVA e Licenciamento: Entenda as diferenças entre os dois
Os recursos do IPVA são destinados aos estados e municípios, contribuindo para a manutenção de serviços públicos, que podem ser relacionados à manutenção de vias públicas ou outras vertentes, como saúde e educação.
Esse documento atesta a regularidade do automóvel perante os órgãos de trânsito. O Licenciamento engloba não apenas o pagamento do IPVA, atestando que este tributo está em dia, mas também outras tarifas e multas que, eventualmente, estejam pendentes.
O não pagamento do IPVA impede a obtenção do CRLV, tornando o veículo passível de apreensão. Por este motivo, no calendário anual, a cobrança do IPVA antecede a cobrança do CRLV.
• Placa do Veículo
• CPF ou CNPJ do Proprietário
• Certificado de Seguro DPVAT (apenas no CRLV)
• Número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores): este número está disponível no documento do veículo e é fundamental para identificar as informações específicas do seu veículo junto aos órgãos de trânsito.
Dependendo do estado, pode ser necessário informar a categoria do veículo (por exemplo, passeio, utilitário, caminhão, ou outro) e apresentar outros documentos pessoais, como RG, para efetuar o pagamento.