Entenda o que é Rol mínimo dos planos de saúde
Basicamente, significa que um plano de saúde não pode oferecer menos do que os procedimentos que estão nessa lista. E quem determina o que fará parte do rol é a Agência Nacional de Saúde (ANS), através de resoluções normativas.
Isso porque, em janeiro do ano citado entrou em vigor a Lei dos Planos de Saúde (Lei nº 9.656/98), que definiu o primeiro Rol de Procedimentos, algo que não existia até aquele momento.
Desde então, a inclusão de novas tecnologias e as regras estabelecidas para utilização dos planos de saúde são determinadas pela ANS, por meio do ciclo de atualização que acontece a cada dois anos.
Com isso, planos antigos, ou seja, aqueles contratados antes de 1999, podem apresentar divergências quanto aos procedimentos que aparecem na listagem.
Por esse motivo, para verificar se você possui direito a um determinado serviço, primeiro confira a abrangência do seu plano.
Caso algum procedimento do Rol não seja coberto pelo seu plano, existe a possibilidade de contratar uma cobertura mais completa. O “upgrade” é feito por um reajuste no valor da mensalidade. Outra alternativa é optar pela troca de operadora de plano de saúde.
Entre os medicamentos estão antineoplásicos orais que contemplam tratamento para diversos tipos de câncer; imunobiológicos com indicações para doenças inflamatórias, crônicas e autoimunes, como psoríase, asma e esclerose múltipla; e um medicamento para tratamento de doença que leva a deformidade óssea.
Na lista dos procedimentos estão exames, terapias e cirurgias para diagnóstico e tratamento de enfermidades do coração, intestino, coluna, pulmão, mama, entre outras.